Mundo

Líder das Farc é detido na Venezuela, informa polícia colombiana

Agência France-Presse
postado em 23/03/2012 08:22
Bogotá - Um histórico líder da guerrilha colombiana Farc, acusado do assassinato de três americanos em 1999, foi detido em território venezuelano, informou nesta quinta-feira (22/3) a polícia da Colômbia, que informou que a extradição do líder já foi solicitada.

William Alberto Asprilla Chitiva, apelidado de ;Marquetaliano;, foi capturado quando viajava em uma estrada que une Caracas ao porto de La Guaira (norte) junto a várias pessoas que estão sendo identificadas, disse à imprensa em Bogotá o diretor da DIJIN (Direção de Investigação Criminal), Carlos Mena. A captura foi resultado de uma ação conjunta entre elementos de inteligência do exército colombiano e da polícia venezuelana que sabiam da presença do detido na Venezuela havia alguns meses.

Mena identificou ;Marquetaliano;, 62 anos, como um "fundador" das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), criadas há quase meio século e ainda a principal guerrilha da Colômbia. O funcionário afirmou que Bogotá espera que as autoridades venezuelanas procedam com a "expulsão ou deportação" de ;Marquetaliano; para a Colômbia, já que nas últimas semanas haviam solicitado a captura do guerrilheiro através da Interpol pelos crimes de formação de quadrilha, rebelião e sequestro.

No entanto, Mena afirmou que também há requerimento por parte das autoridades norte-americanas, já que ele é acusado de ser o autor intelectual do sequestro e assassinato de três pesquisadores indigenistas americanos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação