Mundo

Obama inicia visita à Coreia do Sul para cúpula nuclear

Francisco Francerle
postado em 24/03/2012 19:39
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, chegou neste domingo à Coreia do Sul, onde se reunirá com seu colega sul-coreano e participará de uma cúpula sobre segurança nuclear, em um contexto tenso pelo lançamento em breve de um foguete norte-coreano.

O Air Force One aterrissou na base aérea americana em Osan, ao sul de Seul, constatou um fotógrafo da AFP a bordo do avião presidencial.

Obama se reunirá no domingo com o presidente sul-coreano, Lee Myung-bak, para um diálogo dominado pelo futuro lançamento do foguete norte-coreano, em abril.

Pyongyang afirma que o lançamento é exclusivamente civil e que colocará em órbita um satélite de observação em meados de abril, mas Washington e seus aliados estimam que trata-se de um teste de míssil, e consideram o exercício uma provocação que viola as resoluções das Nações Unidas.

Os Estados Unidos afirmam ainda que o lançamento romperá o acordo fechado há algumas semanas pelo qual a Coreia do Norte receberá alimentos em troca da suspensão de seus testes nucleares e balísticos e do programa de enriquecimento de urânio.

Obama visitará no domingo a fronteira entre as duas Coreias, separadas desde o fim da guerra em 1953.

O objetivo da visita à zona de fronteira é agradecer aos 28.500 militares americanos estacionados na Coreia do Sur e destacar o compromisso de Washington com a segurança sul-coreana, informou a Casa Branca.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação