Agência France-Presse
postado em 25/03/2012 11:56
Londres - O ex-primeiro-ministro irlandês Bertie Ahern anunciou na noite de sábado (24/3) que abandona seu partido, o centrista Fianna Fail, depois que uma longa investigação concluiu que ele mentiu sobre depósitos feitos em sua conta.Ahern escreveu um artigo no jornal The Sunday Independent para contestar o relatório final da investigação do "tribunal Mahon", mas destacou que não gostaria de provocar uma divisão no partido e que, portanto, decidiu apresentar a renúncia.
"Quero que as pessoas entendam que se trata de uma decisão política. Minha saída não é uma confissão ao tribunal Mahon e ninguém deveria interpretar desta forma", afirma no texto.
O relatório final do "tribunal Mahon", responsável pela investigação, divulgado na quinta-feira, coloca em dúvida a veracidade das declarações de Bertie Ahern, mas não o acusa de corrupção.
A questão dos depósitos de 165.000 libras irlandesas (210 mil euros) por um promotor imobiliário em sua conta o levou a renunciar ao cargo de primeiro-ministro.