Mundo

Encerrado segundo turno das eleições presidenciais no Senegal

Agência France-Presse
postado em 25/03/2012 18:00
Dakar - Os senegaleses votaram neste domingo (25/3) no segundo turno da eleição presidencial entre o chefe de Estado em fim de mandato Abdoulaye Wade e seu ex-premiê Macky Sall, favorito após obter o apoio de toda a oposição e grande parte da sociedade civil.

Os colégios eleitorais abriram às 08h00 locais (05h00 de Brasília) e fecharam às 18h00 locais. A apuração começou logo depois. Os primeiros resultados oficiais são esperados para terça ou quarta-feira, apesar de a imprensa local já ter começado a dar resultados de cada colégio.

Com exceção de alguns homens armados que perturbaram a votação em alguns colégios de Casamance (sul), região que sofre uma rebelião separatista há 30 anos, não houve nenhum incidente grave no restante do país.

Macky Sall pediu em várias ocasiões mais vigilância, temendo que os simpatizantes de Wade promovessem fraudes.

A maioria dos eleitores não quis revelar seu voto. Nd;ye Fall, uma professora que votou em um bairro popular de Dakar, disse abertamente esperar a vitória de Macky Sall, "porque os tempos são difíceis".

Candidato à reeleição, Abdoulaye Wade, de 85 anos e no poder desde 2000, enfrenta neste segundo turno uma situação delicada diante de Macky Sall, de 50 anos, que foi seu ministro e primeiro-ministro antes de cair em desgraça em 2008.

Wade liderou o primeiro turno de 26 de fevereiro com 34,81% dos votos, mas Macky Sall (26,58%) conseguiu o apoio dos doze candidatos eliminados.

Cerca de 300 observadores estrangeiros vigiam as eleições, principalmente da União Africana, da Comunidade Econômica de Estados da África Ocidental (CEDEAO) e da União Europeia (UE).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação