Mundo

Merkel: saída da Grécia da zona do euro seria 'catastrófica'

Agência France-Presse
postado em 25/03/2012 21:40
Londres - A chanceler alemã, Angela Merkel, considerou que seria "catastrófico" permitir que a Grécia abandone a zona do euro, que se veria "incrivelmente fragilizada", em entrevista à BBC divulgada nesta segunda-feira (horário local).

"Tomamos a decisão de fazer parte de uma união monetária. É uma decisão não apenas monetária, mas também política", declara Angela Merkel.

"Seria catastrófico se declarássemos a um dos países que decidiram ficar conosco ;já não queremos mais você;", completou.

"Além disso, os tratados (europeus) não permitem. Pessoas do mundo inteiro se perguntariam: ;quem será o próximo?;. A zona do euro se veria incrivelmente fragilizada", prosseguiu.

A chanceler completa na entrevista que a Grécia, que fechou dois planos de resgate financeiro com a UE e o FMI, tem adiante "um caminho longo e árduo", apesar de afirmar que "seria um enorme erro político permitir" que este país abandonasse o euro, presente atualmente em 17 Estados.

"A situação é muito tensa. A Europa, e particularmente a zona do euro, está em crise. Esta crise é a consequência da crise financeira mundial e provocou discussões muito duras em muitos países", completou Merkel, questionada sobre a emergência de um suposto sentimento antialemão na Grécia.

Angela Merkel reiterou também seu apoio à presença do Reino Unido na União Europeia, apesar de o primeiro-ministro David Cameron não querer se somar ao novo pacto fiscal europeu.

"A Grã-Bretanha deve saber que na Alemanha queremos uma Grã-Bretanha forte na UE, é o que sempre desejamos e o que sempre desejaremos", afirmou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação