Mundo

Exército sírio bombardeia Homs e Turquia fecha embaixada em Damasco

Agência France-Presse
postado em 26/03/2012 08:37
Beirute - O Exército sírio bombardeou nesta segunda-feira (26/3) o bairro de Khaldiyehe, na cidade de Homs, centro da Síria, após manifestações noturnas em todo o país, no mesmo dia em que a Turquia anunciou o fechamento de sua embaixada em Damasco em consequência das atuais condições de segurança no país. O consulado geral da Turquia em Aleppo, grande cidade síria ao norte do país, perto da fronteira com a Turquia, permanecerá aberto.

Os bombardeios em Khaldiyeh provocaram incêndios no bairro, segundo os Comitês Locais de Coordenação (LCC), que lideram os protestos contra o regime de Bashar al-Assad. Em Hama (centro), muitos moradores saíram às ruas em vários bairros no domingo (25/3) à noite para denunciar os ataques do Exército.

Também foram registradas manifestações em Damasco e Aleppo (norte) e nas regiões vizinhas a estsa cidades, em apoio aos desertores do Exército Sírio Livre (ESL) e para exigir a queda de Assad. Dois militantes sírios detidos há mais de 50 dias foram libertados no domingo, anunciou o advogado Muchel Shammas. Bahraa Abdennabi Hijazi, diretora de curtas-metragens e documentários e Anas Abdessalam, filha de um famoso escritor e jornalista sírio militante dos direitos humanos, haviam sido detidas no dia 2 de fevereiro acusadas de constituir uma organização secreta.

Vários países da União Europeia (Itália, Espanha, França, Grã-Bretanha, Holanda), Estados Unidos e as seis monarquias árabes do Golfo já adotaram a mesma medida. Em Seul, à margem de uma reunião de cúpula sobre a segurança nuclear, o presidente americano, Barack Obama, e seu colega russo, Dmitri Medvedev, afirmaram que apóiam o plano do enviado especial da ONU e da Liga Árabe, Kofi Annan, para a Síria e a instauração em Damasco de um governo "legítimo".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação