Mundo

Obama debate com presidente da China sobre foguete norte-coreano

Agência France-Presse
postado em 26/03/2012 08:47

[SAIBAMAIS]Seul - O presidente americano, Barack Obama, se reuniu nesta segunda-feira (26/3) com o presidente chinês, Hu Jintao, para debater o projeto de lançamento de foguete da Coreia do Norte, aliado de Pequim. Os dois presidentes estão em Seul para participar em uma reunião de cúpula de 53 países sobre a questão nuclear, que começa no fim da tarde desta segunda-feira. Obama afirmou a Hu no encontro que a situação na Coreia do Norte e no Irã é muito importante. Disse que China e Estados Unidos têm um interesse comum na não proliferação nuclear.

Pyonyang, que possui armamento nuclear, anunciou que lançará em meados de abril um foguete com um satélite de observação civil. Mas para as potências ocidentais, Pyongyang fará um teste de mísseis que contraria as resoluções da ONU. Também suspeitam que o Irã utiliza seu programa de enriquecimento de urânio com o objetivo de fabricar a bomba atômica.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação