Mundo

Premiê britânico é acusado de participar de financiamento ilegal

Agência France-Presse
postado em 26/03/2012 12:22
Londres - A pressão aumentou nesta segunda-feira (26/3) sobre o primeiro-ministro britânico David Cameron para que seja revelada a identidade dos doadores recebidos por ele em um jantar na própria residência, em um suposto escândalo de financiamento ilícito do partido filiado. A oposição exigiu uma investigação para esclarecer o assunto.

O tesoureiro do Partido Conservador, Peter Cruddas, é suspeito de ter vendido acessos privilegiados ao chefe de Governo. No domingo (25/3) ele renunciou ao cargo, após a divulgação de um um vídeo, filmado com uma câmera escondida por jornalistas, no qual ele aparecia negociando, em troca de doações, encontros com Cameron durante jantares privados, com o objetivo de influenciar a sua política.

Por sua vez, Downing Street afirmou nesta segunda-feira que alguns doadores conservadores jantaram com o primeiro-ministro e a esposa dele, Samantha, mas o governo se recusou a revelar seus nomes. O secretário de Estado, Francis Maude, disse que o governo está preparado para fornecer informações sobre as reuniões ministeriais, mas que não seria razoável detalhar cada reunião que o primeiro-ministro participou, especialmente na residência oficial.

Cruddas renunciou imediatamente após a exibição do vídeo filmado por repórteres do jornal The Sunday Times. Ele negou, no entanto, que os doadores possam influenciar a política.No domingo, Cameron julgou as observações de Cruddas totalmente inaceitáveis, e prometeu uma investigação interna do partido.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação