Mundo

Timor Leste confirma segundo turno entre dois ex-guerrilheiros

Agência France-Presse
postado em 26/03/2012 12:43
Dili - Dois líderes da rebelião separatista disputarão no dia 16 de abril o segundo turno nas eleições presidenciais do Timor Leste, após a derrota do atual chefe de Estado, José Ramos-Horta, confirmaram os resultados definitivos divulgados pela Corte de Apelação. José Ramos-Horta, vencedor do prêmio Nobel da Paz, recebeu apenas 17,48% dos votos, segundo o tribunal, após um longo processo de verificação dos resultados preliminares que foram anunciados um dia depois do primeiro turno, em 17 de março.

O segundo turno será disputado entre Francisco Guterres "Lulu Olo", líder da Fretilin (esquerda, principal partido de oposição), que recebeu 28,76% dos votos, e o general Taur Matan Ruak, antigo comandante das Forças Armadas e candidato do CNRT (centro-esquerda, no poder), que recebeu 25,71% de apoio. A taxa de participação foi de 78,2%, segundo a Corte.

A eleição presidencial, que será seguida por legislativas em junho, é a segunda desde a independência, em maio de 2002, deste pequeno país do sudeste da Ásia. Os dois candidatos ao segundo turno viveram muitos anos na selva, no comando da guerrilha que combatia as tropas indonésias que invadiram o país depois da retirada da potência colonial portuguesa, em 1975.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação