Mundo

Israel rompe contato com o Conselho de Direitos Humanos da ONU

Agência France-Presse
postado em 26/03/2012 12:52
Jerusalém - Israel rompeu os contatos com o Conselho de Direitos Humanos da ONU depois que o organismo anunciou uma investigação sobre as consequências da colonização, anunciou nesta segunda-feira (26/3) Yigal Palmor, porta-voz do ministério das Relações Exteriores israelense.

A organização provocou a revolta de Israel ao autorizar na quinta-feira (22/3) o funcionamento da primeira missão internacional independente sobre o impacto das colônias israelenses em todos os territórios palestinos ocupados, incluindo Jerusalém Oriental. O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, criticou imediatamente "a hipocrisia" do Conselho de Direitos Humanos. O Ministério das Relações Exteriores chamou a decisão de "surrealista".

O chefe da diplomacia, Avigdor Lieberman, já havia dado a entender que Israel deixaria de cooperar com esta instância das Nações Unidas. Israel não integra o Conselho, mas tem o direito de expressão sob algumas condições. Não pode votar nem apresentar moções. A Autoridade Palestina do presidente Mahmud Abbas recebeu como uma vitória a decisão do Conselho.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação