Mundo

Suprema Corte dos EUA inicia debate sobre reforma da saúde norte-americana

Agência France-Presse
postado em 26/03/2012 13:07
Washington - A Suprema Corte dos Estados Unidos iniciou nesta segunda-feira (26/3) uma audiência crucial para a sobrevivência da lei de seguro de saúde, de Barack Obama, uma reforma chave que, se for considerada contrária à Constituição, pode afetar a reeleição presidencial. A audiência desta segunda-feira deve durar 90 minutos, destinada a debates técnicos. Os nove juízes, cinco nomeados por um presidente republicano e quatro por um democrata, deverão decidir primeiro se são competentes para julgar uma medida que ainda não entrou em vigor.

Muitos jornalistas e curiosos lotavam a majestosa sala com colunas de mármore. Nos arredores, entre 300 e 400 pessoas protestavam, a maioria a favor da lei, aprovada há dois anos e que gerou polêmica no país. A Suprema Corte não emitirá sua decisão antes de junho, mas dedicará seis horas de audiência até esta quarta-feira (28/3), um sinal que revela a importância do caso.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação