Mundo

Chanceler colombiana quer solução para Cuba na Cúpula das Américas

Agência France-Presse
postado em 26/03/2012 13:22
Bogotá - A participação de Cuba na Cúpula das Américas deve ser resolvida no próximo encontro de Cartagena (norte da Colômbia) em abril, afirmou a chanceler colombiana, María Ángela Holguín, em uma posição similar à de países como Brasil, Argentina e Venezuela. Holguín lembrou que os governos da Argentina e do Brasil fizeram uma declaração conjunta em 13 de março para que a VI Cúpula das Américas de Cartagena (14 e 15 de abril) seja a última sem Cuba. Venezuela e Equador já fizeram pedidos no mesmo sentido. À exceção do equatoriano Rafael Correa, todos os presidentes do continente confirmaram presença em Cartagena.

As Cúpulas das Américas começaram em 1994 em Miami (Flórida, sudeste dos Estados Unidos) e Cuba nunca foi convidada. A ilha foi suspensa da Organização de Estados Americanos (OEA) em 1962. A medida foi anulada em 2009, mas Cuba não tramitou o retorno ao organismo, o que obrigaria o país a assinar a Carta Democrática da OEA.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação