Mundo

Mais de dez pessoas morreram em confrontos tribais no sul da Líbia

Agência France-Presse
postado em 26/03/2012 16:11
Trípoli - Mais de dez pessoas morreram nesta segunda-feira (26/3) em confrontos entre membros da tribo dos toubus e moradores da cidade de Sebha, situada 750 km ao sul de Trípoli, no sul da Líbia, anunciaram autoridades locais.

Segundo Ali Al Dhib, um ex-rebelde contatado por telefone em Sebha, os confrontos ocorreram no centro da cidade e deixaram de 15 a 20 mortos entre os habitantes. "Recuperamos as posições do conselho militar que haviam sido ocupados pelos toubus. Os combates continuam e são cada vez mais violentos", acrescentou, enquanto eram ouvidos tiros de armas automáticas e pesadas por telefone.

Segundo Dhib, os confrontos eclodiram quando os toubus se negaram a entregar às autoridades locais um membro de sua tribo acusado de ter matado um homem da tribo dos Busif. Procurado pela France Press, o porta-voz do Conselho Nacional de Transição (CNT, no poder), Mohammed Harizi, não quis fazer comentários.

Um membro do CNT, Mojtar al-Jadal, confirmou os confrontos, e acrescentou que o chefe do Conselho, Mustafá Abdul Jalil, havia se reunido com representantes do Sul para buscar uma solução para a crise.

Em fevereiro, confrontos violentos já haviam sido registrados entre os toubus e a tribo dos Zwei em Kufra (sudeste), onde a situação permanece tensa. Os toubus são de uma etnia de nômades do Saara Oriental. Seu território está, em grande parte, no norte do Chade, mas também engloba o sul da Líbia e o nordeste do Níger.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação