Mundo

EUA e Rússia apoiam plano de Annan sobre Síria onde a violência se acentua

Agência France-Presse
postado em 26/03/2012 18:03
Damasco - O Exército sírio bombardeava nesta segunda-feira (26/3) os bairros de Homs, um dia depois de a Rússia, aliada do regime, ter assegurado seu apoio total ao plano de Kofi Annan destinado a por fim à violência, mais de um ano após o início da sangrenta repressão à revolta popular.

O enviado da ONU e da Liga Árabe na Síria, Kofi Annan, recebeu uma nova resposta do regime de Damasco a suas propostas para solucionar a crise. Segundo seu porta-voz, "a está estudando e responderá muito em breve". Annan disse que no dia 14 de março havia recebido uma primeira resposta das autoridades sírias e pediu que fosse esclarecida.

O presidente americano, Barack Obama, e seu homólogo russo Dmitri Medvedev expressaram seu apoio aos esforços de Kofi Annan para por fim à violência. Obama informou que o objetivo final era um poder legítimo na Síria.

No entanto, o presidente americano se referiu às diferenças persistentes em relação à Síria de Bashar al-Assad, da qual a Rússia é aliada e fornecedora de armas desde a época soviética.

O plano de Annan propõe o fim de todas as formas de violência sob supervisão da ONU, a entrega de ajuda humanitária e a libertação das pessoas detidas de maneira arbitrária.

Recentemente, Rússia e China votaram a favor de uma declaração na ONU apoiando a missão de Annan, depois de terem bloqueado duas resoluções condenando a repressão a um movimento de contestação que já dura mais de um ano, tendo deixado mais de 9.100 mortos, segundo o Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH).

Annan iniciou um giro para tentar convencer ambas as potências, que possuem direito de veto no Conselho de Segurança da ONU, para que pressionem seu aliado sírio. Depois de ter se reunido com o presidente russo, Annan é esperado na terça-feira em Pequim. A China diz esperar "discussões profunda sobre um acordo político" da crise síria.

Diante da impotência da comunidade internacional, os combates entre soldados e militares dissidentes se intensificaram. Estes disseram que pegaram suas armas para defender suas cidades e os civis.

Nesta segunda-feira (26/3), a violência causou outras 32 mortes, entre elas a de 19 civis, 11 soldados e dois desertores, segundo o OSDH. O Exército efetuou operações na província de Idleb (noroeste), onde enfrentou desertores, em Daraa (sul), Deir Ezzor (leste), próximo a Damasco, em Aleppo (norte) e na região central de Hama. Soldados e os desertores se enfrentavam também próximo à fronteira turca e nas imediações da capital, segundo o OSDH.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação