Mundo

Em 2040 a América Latina e o Caribe terão mais idosos que crianças

Agência France-Presse
postado em 26/03/2012 18:40
México - O número de idosos superará o de crianças na América Latina e no Caribe por volta de 2040, advertiu nesta segunda-feira (26/3) no México a Comissão Econômica para América Latina e Caribe (Cepal), indicando que para 2050 as pessoas da terceira idade serão mais de 25% da população da região.

"Estamos avançando a passos firmes para um fato inédito para a Humanidade: a existência de mais pessoas maiores do que de crianças, fato que prevemos que ocorra por volta de 2040 em nossa região", afirmou Dirk Jasper, diretor do Centro Latino-Americano e Caribenho de Demografia (Celade), divisão de população da Cepal.

Jasper explicou também na abertura na Cidade do México de um Fórum Internacional sobre os Direitos dos Idosos que o número de idosos na região passará dos 57 milhões de atualmente para mais de 180 milhões em 2050, "isto é, mais de um quarto da população regional".

"Estamos diante de uma mudança de época na qual os direitos das pessoas idosas não devem nem podem estar ausentes", afirmou. Hoje em dia, destacou, "não só há mais pessoas mais velhas do que em épocas passadas, como também vivendo mais", algo que atribuiu ao fato de a expectativa de vida na região ter aumentado entre 1950 e 2010 de 51 para 75 anos de idade, "e está previsto que chegue aos 80 anos para meados do século".

O diretor da Celade indicou que a idade é um fator de discriminação na América Latina e ressaltou que entre as deficiências na atenção às pessoas idosas está a falta de acesso a serviços se saúde de qualidade.

O fórum iniciado nesta segunda-feira na capital mexicana durará três dias, e tem a participação de representantes de 24 países da América Latina e do Caribe.Grupo de idosos durante visita ao Memorial Juscelino Kubitschek

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação