Jornal Correio Braziliense

Mundo

Hacker que publicou fotos de Scarlett Johansson nua se declara culpado

Los Angeles - Um homem acusado de hackear os e-mails de Scarlett Johansson, Christina Aguilera, Mila Kunis e outras celebridades, declarou-se culpado nesta segunda-feira (26/3) em um tribunal em Los Angeles, podendo enfrentar até 60 anos de prisão.

Christopher Chaney, que estava em liberdade sob finança desde sua prisão em outubro - semanas depois de terem sido publicadas fotos de Scarlett Johansson nua -, pode enfrentar até 60 anos de prisão e pagamentos de indenizações de cerca de 2,5 milhões de dólares.

O funcionário administrativo de 35 anos, originário da Flórida (sudeste), foi colocado sob custódia imediatamente depois de se declarar culpado de acessar um computador sem autorização, vazar dados pessoas e outras acusações criminais.

"Não entendo por que uma pessoa racional pode seguir adiante com esta conduta", disse o juiz de distrito James Otero ao fixar a data de 23 de julho para o estabelecimento da sentença.

A promotora Lisa Feldman disse no tribunal que, entre novembro de 2010 e outubro do ano passado, Chaney tomou "controle exclusivo" das contas de e-mail de suas vítimas e recebia uma cópia de cada um dos e-mails que estas enviavam.

O caso envolve 50 vítimas, completou a promotora. Entre elas, as atrizes Johansson, Kunis e Renee Olstead, a cantora Aguilera e a cabeleireira das celebridades Simone Harouche.

O advogado de Chaney anunciou na semana passada que seu cliente se declararia culpado de nove acusações, em um acordo com a promotoria que o libertaria de outras 17 acusações, pelas quais poderia ser condenado a 121 anos de prisão.

O computador de Aguilera foi hackeado em dezembro de 2010, quando várias fotos foram publicadas na internet. No entanto, o telefone celular de Kunis havia sido hackeado em setembro e suas fotos, incluindo uma na qual saída da banheira, se multiplicaram rapidamente pela internet.

As imagens roubadas de Johannsson, estrela de "Encontros e Desencontros" e "Match Point", são fotos caseiras que a atriz tinha tirado nua na frente do espelho de um banheiro e que, segundo ela mesma explicou posteriormente à revista Vanity Fair, tinha enviado a seu então marido Ryan Reynolds.[SAIBAMAIS]