Mundo

Policiais e militares afegãos matam 3 soldados da Otan no Afeganistão

Agência France-Presse
postado em 26/03/2012 21:40
Washington - Três soldados da Otan, dois britânicos e um americano morreram nesta segunda-feira (26/3) no Afeganistão nas mãos de supostos membros das forças armadas e da polícia afegãs, em dois ataques diferentes, anunciou a Isaf, a força internacional dirigida pela Otan.

Na manhã desta segunda-feira, no sul do país, dois soldados britânicos das forças da Aliança Atlântica foram mortos por um homem que usava uniforme do exército afegão.

Um indivíduo "que usava o uniforme do exército afegão disparou contra soldados da Isaf no sul do Afeganistão, matando dois deles", disse o comandante americano Jason Waggoner, porta-voz da Força Internacional de Assistência à Segurança (Isaf).

Horas depois, um soldado americano da Otan morreu em um posto de controle da polícia no leste do Afeganistão, segundo anunciou uma fonte militar em Washington.

"Segundo informações das operações, o soldado foi morto por um suposto membro da polícia local afegã (ALP)" quando sua unidade "se aproximava de um posto de controle da ALP", afirmou um comunicado da Isaf.

Estas três mortes nas filas das tropas estrangeiras elevam para 16 o número de militares da Otan mortos este ano nas mãos de membros das forças de segurança afegãs.

No ataque da manhã, o indivíduo que abriu fogo morreu por disparos dos soldados atacados, completou Waggoner.

Segundo uma alta fonte afegã, o incidente ocorreu dentro de um campo da Equipe de Reconstrução (PRT) da província de Helmand, sob controle americano. Uma equipe conjunta afegã e da Isaf investiga o incidente.

Os talibãs reivindicaram através de um porta-voz, Qari Yousif Ahmadi, que afirmou que "um homem que estava em contato" com eles "matou três soldados da OTAN em Helmand".

No ataque também morreu um soldado afegão e outro britânico ficou ferido, informaram as fontes.

Este é o segundo incidente mortal para o exército britânico este mês nesta província de forte presença talibã do sul do Afeganistão.

Em 6 de março, seis soldados morreram quando seu veículo passou sobre uma mina. Os insurgentes reivindicaram a ação.

"Os detalhes do incidente não são ainda totalmente conhecidos, mas parece que um membro do exército nacional afegão disparou na entrada da base britânica de Lashkar Gah, matando os dois soldados", disse em Londres o ministro britânico da Defesa, Philip Hammond.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação