Mundo

Principais líderes mundiais aprovam ação contra o terrorismo nuclear

Agência France-Presse
postado em 27/03/2012 08:52
Seul - Os principais dirigentes do mundo se comprometeram nesta terça-feira (27/3) a executar uma ação enérgica para combater a ameaça do terrorismo nuclear, incluindo minimizar o uso civil de urânio altamente enriquecido que pode ser utilizado para fabricar bombas. Em comunicado final, foi afirmado que o terrorismo nuclear continua sendo uma das maiores ameaças para a segurança internacional e que acabar com a ameaça requer uma cooperação a nível mundial, dado o potencial de consequências políticas, econômicas, sociais e psicológicas.

A declaração foi divulgada ao fim da reunião de 53 países em Seul sobre a segurança nuclear para proteger o material atômico que pode ser utilizado para fabricar armas, mas também para energia e tratamentos médicos. Os representantes dos 53 países insistem na responsabilidade dos Estados, em acordo com as obrigações nacionais e internacionais de manter a segurança de todo o material nuclear, para impedir que entidades que não sejam os países adquiram estes materiais com fins criminosos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação