Mundo

Finalista de Miss Universo Canadá é desclassificada por ser transexual

Agência France-Presse
postado em 27/03/2012 14:54
Montreal - Com cabelos louros, pernas longas e traços delicados, a canadense Jenna Talackova teria sido uma forte candidata ao título de Miss Universo Canadá se não tivesse sido desclassificada pelo fato de, segundo ela, ter sido homem no passado.

A modelo transexual de 23 anos, originária de Vancouver (oeste do Canadá), acusou os organizadores do concurso de discriminação e um pedido para sua reincorporação já recolheu mais de 28.000 assinaturas.

A organização do concurso indicou em seu site que Talackova foi desclassificada porque "não cumpria com os requisitos para competir, apesar de ter indicado o contrário em seu formulário de inscrição". A organização Beauties of Canada Organization, que cuida do concurso, afirma ter os direitos exclusivos para eleger a participante no Miss Universo.

Talackova, que foi selecionada entre 65 finalistas para o concurso de 2012, acha que foi desclassificada por causa de sua mudança de sexo. O fato desencadeou uma série de protestos.

"Isso é discriminatório, injusto e, francamente, repugnante", afirmou Oscar Dimant, do Brooklyn, Nova York, autor do pedido on-line no site change.org. Apesar de ter nascido com genitais masculinos, Talackova disse, em uma entrevista de 2010, que soube que era mulher desde muito jovem, começou terapia hormonal aos 14 anos e se submeteu a uma cirurgia para trocar de sexo quando tinha 19 anos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação