Mundo

Matanças de Toulouse não influenciam intenções de voto dos franceses

Agência France-Presse
postado em 27/03/2012 15:49
Paris - As matanças de Toulouse, que abalaram a França nos últimos dias, aparentemente não influenciaram as intenções de voto para a próxima eleição presidencial, na qual os franceses estão mais preocupados com as questões econômicas e sociais do que com a segurança nacional, segundo pesquisas publicadas nesta terça-feira (27/3).

Segundo pesquisa do Instituto BVA publicada nesta terça-feira pelo jornal Le Parisien, o poder aquisitivo (42%) e o desemprego (30%) são os temas que mais pesam na decisão voto, ficando muito à frente a segurança (8%).

As questões econômicas e sociais continuam sendo as principais preocupações dos franceses, que englobam o poder aquisitivo e desemprego, a dívida pública, a pobreza, a precariedade, a escola e os impostos.

Apesar de a insegurança ter se tornado o eixo da campanha nos últimos dias, apenas 8% dos franceses dizem que essa questão influirá em sua decisão de voto. Apesar de 51% acharem que o tema incidirá na eleição, 81% asseguram que não influenciará no próprio voto.

E nas pesquisas relativas aos candidatos, as intenções de voto se mantêm estáveis para os principais candidatos, e a única diferença notável é o avanço da esquerda radical.

Uma pesquisa do Instituto Ifop publicada nesta terça dá ao presidente Nicolas Sarkozy 28,5% das intenções de voto e ao candidato socialista François Hollande 27% no primeiro turno, que acontecerá em 22 de abril.

No segundo turno, previsto para 6 de maio, Hollande venceria com 54% (-0,5%) dos votos e Sarkozy obteria 46% (%2b0,5%). A evolução é calculada em relação à última pesquisa do mesmo instituo realizada em 12 de março.

Atrás dos dois principais candidatos, o candidato da esquerda radical Jean-Luc Mélenchon registra uma forte progressão (%2b3, a 13%), mas ainda é superado pela candidata de extrema-direita Marine Le Pen, que obteria 15,5% (-0,5). Atrás deles, está o centrista François Bayrou, com 11,5%.

Publicada no mesmo dia, outra pesquisa, do Instituto Ipsos, também mostra uma estabilidade nas intenções de voto, mas situa François Hollande na liderança no primeiro turno, com 28%, seguido de perto por Nicolas Sarkozy (27,5%).

No segundo turno, Hollande venceria com 54% e Sarkozy obteria 46%. O mesmo instituto situava, respectivamente, os dois candidatos em 56% e 44% há uma semana. Os resultados têm uma margem de erro de 2%.

Como na primeira pesquisa, esta situa na terceira posição Marie Le Pen com 16%, seguida de Jean-Luc Mélenchon, que progride (13%), e de Bayrou (11,5%). Os demais candidatos se situam abaixo dos 2% nas duas pesquisas.[SAIBAMAIS]

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação