Mundo

Liga Árabe pede diálogo após anúncio de que a Síria aceitou o plano da ONU

Agência France-Presse
postado em 27/03/2012 16:16
Bagdá - Os países da Liga Árabe, reunidos em Bagdá nesta terça-feira (27/3), pedirão um "diálogo nacional" entre o governo sírio e a oposição, segundo um projeto de resolução que deve ser aprovado na quinta-feira em uma cúpula de chefes de Estado.

Os dirigentes árabes se reúnem depois do enviado da ONU e da Liga Árabe, Kofi Annan, conseguir que a Síria aceitasse seu plano de saída da crise, que também conta com o apoio da Rússia e da China, aliados de Damasco.

Os árabes pedem ao "governo sírio e a todos os opositores que adotem uma atitude positiva em relação a essa missão, iniciando um diálogo nacional sério", segundo um projeto de resolução da cúpula.

Eles conclamam "todos os integrantes da oposição a se unir e a elaborar seus projetos para levar adiante um diálogo sério, para alcançar uma vida democrática como deseja o povo sírio".

Também "condenam as violações de direitos humanos contra os civis e consideram o massacre de Baba Amr cometido pelas forças militares e de segurança síria como crimes contra a humanidade".

Baba Amr e outros bairros rebeldes da cidade de Homs (centro) foram bombardeados durante semanas pelas autoridades sírias, para derrubar o movimento opositor.

A reunião árabe começou nesta terça-feira em Bagdá com o encontro dos ministros de Economia e das Finanças dos 21 países convidados. Na quarta-feira continuará com o encontro dos chanceleres, que trabalharão na declaração final, e na quinta-feira os chefes de Estado se reunirão. A Síria está suspensa da Liga Árabe por causa da repressão ao movimento opositor.[SAIBAMAIS]

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação