Mundo

Investigações sobre a milionária Bettencourt chegam ao presidente Sarkozy

Agência France-Presse
postado em 27/03/2012 16:19
Bordeaux - A menos de um mês do pleito presidencial na França, as inúmeras investigações, num tribunal de Bordeaux, sobre a milionária Liliane Bettencourt, chegam novamente perto do presidente Nicolas Sarkozy, com a justiça interessada em recompor o financiamento da campanha eleitoral de 2007, informa a imprensa francesa nesta terça-feira (27/3).

Num documento redigido no dia 22 de março, antes da prisão do ex-homem de confiança da herdeira da L;Oréal Liliane Bettencourt, Patrice de Maistre, o juiz que preside o inquérito menciona saques em dinheiro vivo de 400.000 euros, segundo o Journal du Dimanche.

O primeiro deles foi no dia 5 de fevereiro de 2007, "dois dias antes" de um encontro entre Patrice de Maistre e Eric Woerth, na época tesoureiro da campanha de Sarkozy.

Segundo a ex-contadora dos Bettencourt (Claire Thibout), Patrice de Maistre nunca escondeu que queria dar dinheiro a Woerth. Outro saque de 400.000 euros foi efetuado no dia 26 de abril de 2007.

O fotógrafo e artista François-Marie Banier, que era muito ligado à herdeira, cita, em sua agenda pessoal, um comentário feito por Liliane Bettencourt sobre ;um novo pedido de dinheiro, com datas coincidentes.

"De Maistre disse-me que ele pediu dinheiro outra vez. Disse que sim", teria afirmado Liliane, segundo a edição desta terça-feira do jornal Le Monde.

O juiz Jean-Michel Gentil investiga informações sobre uma visita pessoal de Sarkozy à casa de Bettencourt durante a campanha de 2007.

O Le Monde afirma que um ex-chofer relatou ao magistrado, no dia 8 de março, que uma governanta, hoje falecida, contou a ele que nessa época "Sarkozy teve um encontro rápido com Liliane, para pedir dinheiro". Os adversários de Sarkozy na campanha exigem explicações.

"Há suspeitas de depósito de somas consideráveis de dinheiro na conta de campanha de Nicolas Sarkozy em 2007; fala-se de 800.000 euros", disse Yann Werhling, que trabalha para o centrista François Bayrou.

O porta-voz do Partido Socialista, Beno;t Hamon, disse também que Nicolas Sarkozy deve "prestar esclarecimentos". O primeiro turno das eleições presidenciais na França será no dia 22 de abril e o segundo, no dia 6 de maio.
[SAIBAMAIS]

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação