Mundo

Dezenas de pessoas morreram em confrontos tribais no sul da Líbia

Agência France-Presse
postado em 27/03/2012 17:17
Trípoli - Dezenas de pessoas morreram em enfrentamentos entre os toubus e outras tribos em Sabha, uma cidade do sul da Líbia onde a situação se tornou incontrolável.

"Hoje (terça-feira) o registro é de 15 mortos e 63 feridos", declarou Abdelrahman Arich, acrescentando que na segunda-feira morreram 16 pessoas e 60 ficaram feridas nas tribos da cidade de Sabha, que combatem membros armados da tribo dos toubus.

O chefe dos toubus, Isa Abdelmajid Mansur, informou que 40 pessoas morreram em sua tribo e acusou as autoridades líbias de usar aviões militares e tanques para bombardear posições ao sul de Sabha.

Abdelrahman Seif al-Nasr, chefe do comitê de segurança da região de Fezán (Sul), confirmou à AFP que aviões bombardearam uma coluna de veículos que se dirigia para Sabha partindo de Qatrun, próximo à fronteira com o Níger e Chade, depois desses "aviões de reconhecimento" terem sido alvo de disparos de canhões antiaéreos.

O representante de Sabha no Conselho Nacional de Transição (CNT, no poder) declarou a um canal de televisão líbio que se demitia de seu cargo para denunciar "a passividade" do governo e sua "incapacidade de reagir".

Já o chefe dos toubus acusou ex-rebeldes de terem atacado sua tribo com o apoio do CNT. Também denunciou, em declarações, um plano de "limpeza étnica" contra sua tribo e ameaçou pedir a independência.

"Anunciamos a reativação da Frente Toubu para a Salvação da Líbia (FTSL, movimento opositor no antigo regime) para proteger os toubus de uma limpeza étnica e, se preciso, pediremos uma intervenção internacional e trabalharemos por um Estado como o Sudão do Sul", que se tornou independente em julho, declarou.

Os toubus, de raça negra, vivem entre a Líbia, o norte do Chade e Níger. Eles estão envolvidos desde fevereiro em choques sangrentos com tribos locais do sul do país.[SAIBAMAIS]

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação