Mundo

Chávez descarta interferir na agenda de Papa e Raúl Castro em Cuba

Agência France-Presse
postado em 27/03/2012 17:51
Havana - O presidente venezuelano, Hugo Chávez, que está em Cuba em tratamento contra um câncer, afirmou nesta terça-feira (27/3) que "não interferirá" na agenda do Papa e do presidente Raúl Castro em Havana, enquanto anunciou um almoço à tarde com o líder Fidel Castro.

O Papa "é um chefe de Estado, e eu sou um chefe de Estado, Raúl (Castro) é um chefe de Estado, eles têm sua agenda, não vou interferir em nada, apenas cumprimento Bento XVI e cumprimento sua presença nesta Cuba amada", disse Chávez.

Nas últimas horas, cresceram as especulações sobre uma possível reunião nesta terça-feira entre Bento XVI, Fidel Castro e Hugo Chávez.

Em uma reunião com vários de seus ministros em Havana, transmitida pela rede oficial venezuelana VTV, Chávez assegurou que ia "ver Fidel esta tarde", pedindo a seu amigo e aliado que lhe esperasse para "almoçar peixe".

Bento XVI será recebido na tarde desta terça-feira no Palácio da Revolução, centro do poder comunista, pelo presidente Raúl Castro, no segundo dia de sua visita oficial à ilha comunista.

Durante sua aparição na televisão venezuelana, Chávez cumprimentou o Papa e aplaudiu "a importância que a Igreja Católica dá a Cuba".

"De que maneira o povo cubano, com que respeito, com que devoção recebeu Sua Santidade Bento XVI", afirmou Chávez, de 57 anos, e no poder desde 1999.

Desde que teve diagnosticado um câncer em junho de 2011, cuja localização nunca revelou, Chávez passou longas temporadas em Cuba, onde está a equipe médica que o trata.[SAIBAMAIS]

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação