Mundo

Kofi Annan desmente ministro iraniano e não viajará para o Teerã

Agência France-Presse
postado em 28/03/2012 12:43
Genebra - O emissário das Nações Unidas e da Liga Árabe para a Síria, Kofi Annan, não viajará na próxima semana ao Teerã, anunciou nesta quarta-feira (28/3) o porta-voz de Annan, Ahmad Fawzi, que desmentiu as declarações do ministro das Relações Exteriores iraniano. Annan deve pronunciar um discurso na segunda-feira (2/4) ante o Conselho de Segurança da ONU por videoconferência em Genebra, acrescentou Fawzi. Será a segunda vez que o enviado da ONU utilizará esse recurso.

[SAIBAMAIS]Mais cedo, o ministro das Relações Exteriores, Ali Akbar Salehi, afirmou que Annan viajaria provavelmente na próxima segunda-feira a Teerã para abordar com as autoridades iranianas a situação no país árabe. O chanceler também afirmou que "há algumas diferenças entre Irã e Turquia a respeito da questão da Síria".

O Irã é o principal aliado da Síria no Oriente Médio, e fornece ao regime do presidente sírio Bashar al-Assad apoio político e material enquanto o país enfrenta uma revolta. Assad aceitou um plano de seis pontos proposto por Annan que propõe um cessar-fogo humanitário diário de duas horas e acesso a todas as regiões afetadas pela revolta na Síria. Annan conversou nos últimos dias com os líderes de dois importantes aliados da Síria, China e Rússia.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação