Mundo

Estados Unidos suspendem ajuda alimentar ao governo norte-coreano

Agência France-Presse
postado em 28/03/2012 13:07
Washington - Os Estados Unidos suspenderam a ajuda humanitária à Coreia do Norte porque o país violou um pedido de abandonar o lançamento de mísseis e, portanto, não tem a confiança necessária para entregar ajuda aos que precisam, informou o Pentágono nesta quarta-feira (28/3). O lançamento de mísseis previsto para abril pela Coreia do Norte "reflete sua falta de desejo de cumprir com seus compromissos internacionais, portanto nos vimos forçados a suspender a ajuda alimentar que fornecemos" a este país, informou aos legisladores o secretário-adjunto de Defesa para assuntos da Ásia e do Pacífico, Peter Lavoy.

Diante das decisões da Coreia do Norte, os Estados Unidos não confiam na possibilidade de "assegurar que a assistência alimentar chegará às pessoas que passam fome, e não à elite do regime", disse Lavoy perante o Comitê de serviços militares da Câmara de Representantes. Pelo acordo obtido no mês passado, Pyongyang aceitou um congelamento parcial de seu programa nuclear e uma moratória dos testes com mísseis, em troca de assistência alimentar americana.

Washington havia advertido que qualquer lançamento poderia colocar em perigo o acordo e a ajuda alimentar prometida, mas os comentários de Lavoy na audiência marcaram uma posição mais firme e deixaram claro que os planos de entregar a ajuda já foram suspensos. A Coreia do Norte fixou a data do que chama de lançamento de satélite para entre 12 e 16 de abril, e o regime insiste que seu objetivo é científico. Os Estados Unidos e outros países afirmam que, na realidade, trata-se de um teste de míssil de longo alcance, proibido por resoluções das Nações Unidas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação