Mundo

Senadores dos EUA propõem no Congresso armar a oposição síria

Agência France-Presse
postado em 28/03/2012 19:17
Washington - Senadores americanos propuseram nesta quarta-feira (28/3) uma resolução que condena a violência da repressão ordenada pelo governo da Síria e recomenda armar a oposição nesse país.

O texto, apresentado pelo senador republicano John McCain e copatrocinado por outros quatro legisladores, entre eles Lindsey Graham e o independente Joe Lieberman, "condena as atrocidades massivas cometidas pelo governo" de Bashar al Assad e apoia "o direito do povo da Síria de estar seguro e se defender".

A resolução não vinculante "apoia os chamados da Liga Árabe a proporcionar à população meios para se defender de Bashar al Assad e suas forças, inclusive mediante o fornecimento de armas e outro material de apoio ao povo da Síria".

Os senadores instam o presidente Barack Obama a implementar esses esforços, e solicitam ao governo americano tomar "todas as precauções necessárias" para garantir que esse grupo não caia nas mãos de pessoas relacionadas à Al-Qaeda ou outros grupos terroristas.

McCain é um dos congressistas americanos mais favoráveis a ajudar a oposição síria. "Quantos devem morrer antes de os Estados Unidos decidirem liderar os esforços para colocar fim aos massacres que estão ocorrendo na Síria?", questionou.[SAIBAMAIS]

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação