Mundo

Sarkozy evita polêmica com enterro de atirador de Toulouse na França

Agência France-Presse
postado em 29/03/2012 11:56
Fabr;gues - O presidente francês, Nicolas Sarkozy, pediu nesta quinta-feira (29/3) que não se faça polêmica com o enterro de Mohamed Merah, ao alegar que Merah também era francês. A prefeitura de Toulouse não considerou "oportuno" enterrar o criminoso na cidade. A Prefeitura de Toulouse anunciou o adiamento em 24 horas do funeral de Mohamed Merah, previsto para esta quinta à tarde no cemitério de Cornebarrieu, na esperança de que o Estado encontre um outro local para o enterro.

Argel, capital da Argélia, havia anteriormente se negado a receber os restos mortais de Merah, francês de origem argelina. A perspectiva de um enterro próximo a Toulouse, onde Mohamed Merah morou quase toda vida, suscita mais preocupação de que seu túmulo se torne uma válvula de escape para as expressões de ódio ou de simpatia. O pai de Mohamed Merah, Mohamed Benalel Merah, havia anunciado na segunda-feira (26/3) que pretendia apresentar uma queixa contra a França após a morte do filho a tiros pela polícia.

Francês de origem argelina, de 23 anos, com uma trajetória de delinquente que se tornou jihadista, passando por Paquistão e Afeganistão e reivindicando seu pertencimento à Al-Qaeda, Mohamed Merah assassinou nos dias 11, 15 e 19 de março três militares, além de três estudantes e um professor judeus, em Toulouse e em Montauban. Ele foi morto em 22 de março em uma troca de tiros com a polícia que invadiu o apartamento no qual estava entrincheirado em Toulouse.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação