Mundo

Coreia do Norte faz testes com mísseis e põe em alerta países orientais

postado em 30/03/2012 08:16
As autoridades da Coreia do Norte confirmaram que foram feitos nessa quinta-feira (29/3) testes com dois mísseis de curto alcance na Região Noroeste, na área do Mar Amarelo. Os testes agravam as tensões com países vizinhos, como a Coreia do Sul e o Japão. De acordo com as autoridades norte-coreanas, os mísseis têm alcance de cerca de 120 quilômetros. As autoridades, porém, negam relação entre os testes e o projeto de lançamento da Coreia do Norte. Os norte-coreanos pretendem lançar em abril o foguete de transporte de satélite.

Na Coreia do Sul e no Japão, o temor é que os norte-coreanos façam os testes para verificar as condições de lançamento de mísseis de longo alcance. A Coreia do Norte é considerada um dos países mais isolados do mundo e seu programa nuclear estimula desconfiançaa da comunidade internacional sobre os fins não pacíficos. No começo deste mês, o governo dos Estados Unidos negociou com o da Coreia Norte o fim dos testes nucleares, com o envio de cerca de 240 mil toneladas de alimentos. Os norte-coreanos se queixam de dificuldades internas para o abastecimento de combustíveis, alimentos e medicamentos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação