Mundo

Senado dos EUA confirma subsecretária de Estado para América Latina

Agência France-Presse
postado em 30/03/2012 11:38
Washington - O Senado americano confirmou finalmente a subsecretária de Estado para a América Latina, Roberta Jacobson, seis meses depois de ela ter sido designada para o cargo pelo presidente Barack Obama. Jacobson, que já ocupava o cargo interinamente desde julho de 2011, foi incluída num grupo de funcionários e embaixadores que foi confirmado no bloco pelo Senado na noite de quinta-feira, segundo a minuta publicada nesta sexta-feira (30/3).

O governo de Obama teve dificuldade para confirmar a encarregada da diplomacia para a América Latina ante a resistência do senador republicano Marco Rubio, que manteve por vários meses um bloqueio contra Jacobson em protesto pela política de Washington para a região. O cubano-americano Rubio anunciou na semana pasada que levantou seu veto depois de receber garantias do goerno Obama de que faria cumprir estritamente as condições para conceder licenças especiais para viajar a Cuba.

Jacobson substitui no cargo Arturo Valenzuela, o primeiro subscretário de Estado para América Latina designado por Obama, que em julho abandonou o governo para dedicar-se ao ensino. Valenzuela também teve de esperar seis meses para sua confirmação por causa do veto de outro senador republicano.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação