Mundo

Quarenta palestinos ficam feridos em comemoração pelo "Dia da Terra"

Agência France-Presse
postado em 30/03/2012 11:41

Qalandia - Quarenta palestinos ficaram feridos nesta sexta-feira (30/3), em confrontos entre palestinos e forças israelenses na Cisjordânia ocupada, por ocasião do "Dia da Terra", durante manifestações em que participaram milhares de pessoas. Os choques entre jovens que jogavam pedras e soldados israelenses que disparavam balas de borracha e granadas de efeito moral explodiram na represa de Qalandia, perto de Jerusalém.

Em Jerusalém Leste ocupada e anexada, a polícia israelense prendeu quatro palestinos que oravam na rua porque não podiam entrar na Esplanada das Mesquitas, na Cidade Velha. Apenas os palestinos de mais de 40 anos e com carteira de identidade de residente fornecida por Israel podem entrar na esplanada. No norte da Cisjordânia, mil pessoas desfilaram por Kafr Qadum, a oeste de Nablus. O setor foi decretado zona militar cercada pelo exército israelense.

O "Dia da Terra", celebrado todos os anos em 30 de março pela minoria árabe de Israel, lembra a morte, em 1976, de seis membros desta comunidade em manifestações contra o confisco de terrenos pelas autoridades israelenses.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação