Mundo

Manifestações no Chile terminam em confronto entre policiais e estudantes

postado em 30/03/2012 12:07
Uma série de manifestações violentas no Chile levou hoje (30/3) à prisão de 228 pessoas e pelo menos três feridos. Os protestos foram comandados por entidades estudantis em comemoração ao Dia do Jovem Combatente. As manifestações foram mais intensas nas cidades de Villa Francia, Lo Hermida e La Pincoya.

A data é celebrada em memória dos assassinatos dos irmãos Rafael e Eduardo Vergara Toledo, em 1985, durante a ditadura do governo do general Augusto Pinochet (1973-1990). Tradicionalmente, o Dia do Jovem Combatente é a data para ratificar a resistência ao autoritarismo e às violações dos direitos democráticos.

O ministro do Interior do Chile, Rodrigo Ubilla, disse que os protestos de ontem foram menos violentos do que os ocorridos em anos anteriores. Mas ele confirmou os casos de prisões e feridos. A exemplo dos anos anteriores, os protestos foram marcados por marchas, confrontos entre manifestantes e policiais (no Chile são chamados de carabineros) e incêndios de objetos nas ruas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação