Mundo

EUA punirão países que não reduzirem suas importações de petróleo iraniano

postado em 31/03/2012 08:00
Com os necessários cuidados políticos e diplomáticos, o presidente Barack Obama anunciou ontem mais um passo importante para ampliar o alcance das sanções unilaterais impostas pelos Estados Unidos ao Irã, como parte do esforço destinado a conter o programa nuclear do regime islâmico. Um comunicado oficial da Casa Branca colocou oficialmente em vigor uma disposição do Congresso segundo a qual os EUA poderão sancionar instituições financeiras de terceiros países que continuem importando petróleo iraniano. A decisão se baseia em informes econômicos que descartam o risco de uma crise de abastecimento e de uma consequente alta dos preços dos combustíveis, tema delicado no ano em que Obama disputa a reeleição.

;No momento parece haver suprimento suficiente de petróleo não iraniano para permitir que os países reduzam significativamente as importações do Irã;, diz o comunicado. O texto ressalva que problemas ocorridos no início do ano em outros exportadores, como Sudão do Sul, Iêmen e Nigéria, além dos campos localizados no Mar do Norte, retardaram o anúncio. A lei aprovada em dezembro passado pelo Congresso dava prazo até ontem para que o presidente anunciasse a entrada desse dispositivo em vigor. Agora, os importadores de óleo iraniano terão prazo até 28 de junho para ;reduzir substancialmente; as compras, embora o comunicado americano não mencione quantidades específicas ou critérios.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação