Mundo

China censura serviços de microblog para combater fluxo de informações

Agência France-Presse
postado em 31/03/2012 08:43
Pequim - Os dois principais serviços de microblog na China, Sina Weibo e QQ Tencent, suspenderam no sábado a possibilidade de que seus usuários subam comentários, oficialmente para combater os "boatos".

Os dois gigantes da Internet afirmam em seus sites que a medida permanecerá em vigor até 3 de abril, no momento em que as autoridades estão preocupadas com o fluxo de informação e as críticas veiculadas nos microblogs.

"Os boatos e as informações ilegais e daninhas propagadas por microblogs têm provocado consequências sociais negativas, com grande volume de informação prejudicial", diz o site do Tencent, um peso-pesado das redes sociais, mensagens, microblogs e jogos on-line na China.

"Das 08H00 local de 31 de março às 08H00 de 3 de abril a função comentário do Weibo será suspensa temporariamente", revela o Sina, que administra o primeiro serviço de microblog na China, o Sina Weibo.

As medidas de censura nos microblogs ocorrem após as autoridades chinesas fecharem 16 sites e prenderem seis pessoas por "criação e difusão de boatos", segundo a agência oficial de notícias Nova China.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação