Mundo

Violentos combates em Gao, no nordeste do Mali

Agência France-Presse
postado em 31/03/2012 09:33
Bamako - Os rebeldes tuaregues penetraram neste sábado em Gao, principal cidade do norte do Mali, onde eram ouvidos tiros e explosões, indicou à AFP uma fonte administrativa local.

"São ouvidos tiros de armas pesadas. Também vimos helicópteros do exército decolando para disparar", disse Mahamane Diakité, conselheiro do governo de Gao, por telefone à AFP. "Os rebeldes tuaregues entraram na cidade", acrescentou Diakité, confirmando as informações de outras fontes. "Os rebeldes tuaregues tentam tomar a cidade e o exército defende suas posições com helicópteros", disse um morador do norte de Gao, situada cerca de 1.000 km a noroeste de Bamako.

Em Gao encontra-se o estado-maior do exército malinês para toda a região do norte. Na sexta-feira, rebeldes tuaregues e grupos islamitas armados se apoderaram da estratégica cidade de Kidal, no nordeste do Mali. Kidal foi tomada pelo grupo armado islamita Ansar Dine, apoiado pelo Movimento Nacional para a Libertação de Azawad (MNLA), o principal grupo tuaregue, e por elementos da Al-Qaeda no Magreb Islâmico (AQMI).

Quase todo o nordeste do Mali, com exceção das cidades de Gao e Tombuctú, está agora em mãos rebeldes.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação