Mundo

Confrontos tribais deixam 16 mortos na cidade líbia de Sebha

Agência France-Presse
postado em 31/03/2012 11:18
Trípoli - Ao menos 16 pessoas morreram em violentos confrontos neste sábado em Sebha, no sul da Líbia, segundo um balanço da AFP estabelecido a partir de fontes locais e médicas.

De acordo com um médico do hospital de Sebha, que atende as vítimas das tribos árabes, oito pessoas morreram e 50 ficaram feridas. Enquanto isso, um responsável da tribo dos tubus disse que oito de seus membros também faleceram.

"Não conseguimos dormir desde a noite de ontem. Os tubus atacaram Sebha a partir das 03H00. Quase tomaram a cidade. Todos os habitantes pegaram em armas para se defender", indicou à AFP o médico Abdelrahman Al-Arich, informando sobre oito mortos e 50 feridos entre as tribos árabes da cidade, de acordo com um balanço estabelecido ao meio-dia.

Adem Al-Tebbaui, um responsável local dos tubus, disse que, entre seus membros, há oito mortos e vários feridos.

"Respeitamos uma trégua e queremos a reconciliação, mas as outras tribos, sobretudo Awled Suleiman, não param de nos atacar há oito dias. Estamos privados de água e de eletricidade", acrescentou Al Tebbaui.

Segundo várias fontes, combatentes tubus que nos últimos dias foram afastados vários quilômetros em direção ao sul de Sebha, realizaram uma contraofensiva na manhã deste sábado, tentando entrar na cidade.

Os tubus são acusados pelas outras tribos de ter em suas fileiras combatentes estrangeiros procedentes, sobretudo, do limítrofe Chade.

Mas, segundo Al Tebbaui, "as tribos árabes detêm imigrantes africanos que trabalham na cidade e os apresentam à imprensa como combatentes tubus provenientes do exterior".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação