Mundo

Presos impedem a polícia de entrar nas celas após rixa em prisão hondurenha

Agência France-Presse
postado em 31/03/2012 15:36
San Pedro Sula - Os internos da prisão hondurenha de San Pedro Sula impedem a entrada das autoridades nas celas há dois dias, quando um enfrentamento deixou 13 mortos, informou neste sábado um porta-voz oficial.

"Os presos ainda têm o controle, ninguém pode entrar ali, falaram com eles ontem (sexta-feira) e não deixam ninguém entrar" nas celas, reconheceu à AFP o porta-voz do Ministério Público na região norte do país, Elvis Guzmán.

Guzmán informou que nem os policiais nem os promotores entraram no módulo 18 - onde a briga teve origem e onde aconteceu um incêndio na quinta-feira -, para investigar o que aconteceu na prisão de San Pedro Sula - 240 km ao norte da capital.

Os bombeiros também não puderam entrar no módulo para detalhar as causas do incêndio - que os presos apagaram com baldes de água. Os vigias do presídio mantêm o controle da área de entrada, dos arredores e observam das torres de controle.

"A inspeção está pendente porque os presos não permitiram que façamos a supervisão no interior das celas onde ocorreu o incidente", disse o coordenador da Promotoria de Direitos Humanos, John César Mejía.

Os presidiários, que se enfrentaram com armas brancas - embora não seja descartada a hipótese de que alguns deles usaram pistolas-, só deixaram entrar, na quinta-feira, na área das celas, o bispo auxiliar da cidade, Rómulo Emiliani, que conseguiu conter os enfrentamentos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação