Mundo

Hugo Chávez volta a Cuba para segunda fase de radioterapia

Agência France-Presse
postado em 31/03/2012 20:34
CARACAS - O presidente venezuelano, Hugo Chávez, viajará este sábado a Cuba para se submeter à segunda fase de radioterapia para tratar um câncer recorrente que sofre desde o ano passado. Ele está confiante de que, depois do tratamento, a enfermidade "não vai voltar".

"Saio esta tarde de novo para Havana (...) para continuar meu tratamento de radioterapia", disse Chávez no palácio de Miraflores momentos antes de partir a Cuba e antecipou que voltará à Venezuela na próxima quarta ou quinta-feira.

"Irei cumprir com um compromisso, com uma batalha que me trouxe a vida, uma nova batalha e peço a Deus e a Cristo Redentor que me ajudem, além do amor do povo, para vencê-la", afirmou em discurso transmitido em cadeia de rádio e televisão.

O presidente, de 57 anos, explicou que se submeterá a sessões de radioterapia durante os próximos cinco dias e depois deverá descansar alguns dias na Venezuela antes de o tratamento, que se prolongará, pelo menos, por mais três semanas.

"São cinco sessões de radioterapia (...), durante cinco dias consecutivos e depois, dois dias de repouso, outra sessão e mais outra até a quinta. Com isso, tenho fé de que a ameaça que estava dentro de mim, não vai voltar", comentou.

Chávez, que não deixou as funções de Estado desde que teve o câncer diagnosticado e despachou de Caracas e Havana, onde se submeteu, há uma semana, à primeira fase da radioterapia.

O presidente começou este tratamento depois de ser operado em fevereiro de um segundo tumor cancerígeno na mesma área de onde foi retirado o primeiro, em junho de 2011.

Em outubro, Chávez deu por superada sua enfermidade, depois de ter se submetido a quatro sessões de quimioterapia, mas, quatro meses depois, anunciou a recorrência da doença.

O presidente, no poder desde 1999, espera ser reeleito para um terceiro mandato de seis anos nas eleições de 7 de outubro, quando enfrentará o governador do rico estado de Miranda (norte), Henrique Capriles Radonski.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação