Agência France-Presse
postado em 01/04/2012 13:28
MÉXICO, 1 Abr 2012 (AFP) - O ex-presidente do México Miguel de la Madrid Hurtado (1982-1988) faleceu neste domingo aos 77 anos de idade por consequências de um enfisema pulmonar, segundo informações de fontes oficiais e da imprensa local."Lamento profundamente a morte do ex-presidente Miguel De La Madrid. Ele que enfrentou tantas adversidades em seu mandato. Descanse em paz", escreveu em seu Twitter o presidente mexicano, Felipe Calderón.
A presidente do Conselho Nacional de Cultura e Artes, Consuelo Sáizar escreveu, por sua vez, em seu Twitter, que lamenta "profundamente o falecimento de Miguel de la Madrid, que também foi diretor do Fundo de Cultura Econômica".
Graduado em direito pela Universidade Nacional Autônoma do México e com pós-graduação em Harvard, de la Madrid iniciou uma mudança no rumo do país, que passou de uma economia fechada para uma nação sem barreiras e aberta ao exterior.
De la Madrid também foi titular da extinta secretaria de Programação Orçamentária (1978-1981), transformada posteriormente em ministério da Fazenda.
O ex-presidente governou o México entre 1982 e 1988. Durante sua gestão enfrentou uma dura crise causada por um grande terremoto que atingiu a capital mexicana em 1988.