Mundo

Obama se dedicará à América Latina ao receber Dilma e presidente do México

postado em 02/04/2012 08:00
Os primeiros dias de abril do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, serão dedicados à América Latina. Nos próximos dias 9 e 10, ele receberá a presidente Dilma Rousseff, que fará sua primeira visita oficial ao país. Antes, o norte-americano se reúne com o presidente do México, Felipe Calderón. As conversas estão marcadas para esta segunda-feira (2/4) em Washington, capital dos Estados Unidos. Obama disse que pretendia se reunir com os líderes políticos da região antes da Cúpula das Américas, em Cartagena das Índias, na Colômbia, nos dias 14 e 15 deste mês. Em junho, no México, ocorrerá o encontro do G20 (grupo que reúne as 20 maiores economias do mundo).

Além de Dilma e Calderón, Obama deve se reunir com o primeiro-ministro do Canadá, Stephen Harper. Em pauta, temas como a crise econômica internacional, energia, segurança e discussões sobre o tráfico de drogas e imigração. Na Cúpula das Américas, um dos temas em debate é a a exclusão de Cuba do evento. Os presidentes Hugo Chávez (Venezuela), Rafael Correa (Equador) e Evo Morales (Bolívia) reagem à medida e prometem colocar o assunto em discussão.

Há mais de meio século, Cuba e os Estados Unidos têm relações diplomáticas rompidas, sendo que os cubanos estão submetidos a rigoroso embargo econômico, comercial, financeiro e bancário pelos norte-americanos. Ao assumir o governo, Obama disse que lançaria um ;novo começo; nas relações entre os dois países. O Brasil e a maioria dos países latino-americanos defendem o fim do bloqueio a Cuba.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação