Mundo

Coreia do Norte anuncia conferência especial do partido para 11 de abril

Agência France-Presse
postado em 02/04/2012 09:36
Seul - A Coreia do Norte celebrará em 11 de abril uma conferência especial do partido governante, na qual deve concluir o processo de transferência de poder ao novo líder, Kim Jong-un, segundo a agência oficial norte-coreana KCNA. Pyongyang recordará em 15 de abril o centenário do nascimento de seu presidente fundador, Kim Il-sung, avô do atual líder, ao mesmo tempo que deve comemorar o evento com o lançamento de um satélite, previsto para acontecer entre 12 e 16 de abril. As reuniões dos comitês do partido, nas províncias e distritos, nas cidades e quartéis, escolheram Kim Jong-un como um dos delegados, "o que reflete a vontade unânime e o desejo de todos os membros do partido, dos quadros e do povo", afirma uma nota da KCNA.

Segundo os analistas, provavelmente o encontro do Partido dos Trabalhadores da Coreia do Norte nomeará Kim Jong-un para o cargo de secretário-geral do partido, anteriormente ocupado por seu pai, Kim Jong-il, que faleceu em dezembro. Kim Jong-un foi proclamado "grande sucessor", mas até agora não foi formalmente designado para um dos postos que era ocupado por Kim Jong-il, o de comandante supremo das Forças Armadas, que contam com 1,2 milhão de oficiais.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação