Mundo

Missão humanitária está a postos para buscar os reféns das Farc

Agência France-Presse
postado em 02/04/2012 10:58
Villavicencio, Colômbia - Uma missão humanitária do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICVR) e o grupo Colombianos e Colombianas pela Paz está a postos para buscar nesta segunda-feira (2/4) um grupo de policiais e militares reféns das Farcs, os últimos uniformizados em mãos dessa guerrilha. Os dois helicópteros brasileiros que vão participar da libertação de 10 militares reféns chegaram no domingo ao aeroporto de Villavicencio (110 km ao sul de Bogotá).

Nos helicópteros, que saíram do município brasileiro de São Gabriel da Cachoeira, chegou a comissão humanitária que receberá os reféns, que as FARC se comprometeram a libertar no dia 26 de fevereiro. A comissão é formada por membros do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) e três integrantes do coletivo Colombianos e Colombianas pela Paz (CCP), entre eles a ex-senadora Piedad Córdoba, facilitadora da libertação dos seis policiais e quatro militares, prisioneiros das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC, comunistas) há mais de doze anos.

O CICV, o CCP e o governo do Brasil já participaram de libertações anteriores de reféns das FARC, a principal guerrilha da Colômbia com cerca de 9.000 combatentes, segundo cálculos oficiais. Segundo Córdoba, que em ocasiões anteriores interveio na libertação de outros sequestrados das FARC, a previsão é de que nesta segunda-feira de manhã, a comissão parta de Villavicencio para algum lugar das selvas colombianas em busca de um primeiro grupo de reféns. Na terça-feira o grupo descansará e no dia seguinte voltará a sair em busca de um segundo grupo de sequestrados, acrescentou Córdoba.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação