Mundo

Unasul leva à ONU declaração de apoio à Argentina em questão das Malvinas

Agência France-Presse
postado em 02/04/2012 12:36
Nova York - A secretária-geral da Unasul, María Emma Mejía, se reúne nesta segunda-feira (2/4) em Nova York com seu colega da ONU, Ban Ki-moon, para entregar a ele uma declaração de apoio dos 12 países da região à reivindicação da Argentina pelas Ilhas Malvinas. Este gesto simbólico será realizado em ocasião do 30; aniversário da guerra entre Argentina e Grã-Bretanha e em meio a uma forte ofensiva diplomática de Buenos Aires para convencer os britânicos a aceitarem discutir a questão da soberania das ilhas.

[SAIBAMAIS]Mejía se reunirá com Ban Ki-Moon acompanhada do embaixador paraguaio José Antônio dos Santos para entregar "a última declaração aprovada pelas ministras e pelos ministros das Relações Exteriores da Unasul no dia 17 de março relativa à questão das Ilhas Malvinas", segundo um comunicado. Neste texto, assinado por seus chanceleres em Assunção, a Unasul (União de Nações Sul-Americanas) exorta o Reino Unido a negociar com a Argentina "com o objetivo de por fim à disputa pela soberania, o mais rápido possível" e classifica de "anacrônica situação colonial em solo americano".

A declaração da Unasul lembra as resoluções das Nações Unidas sobre esta questão e o "amplo respaldo internacional a uma negociação". A América Latina vem expressando de maneira clara o seu apoio à Argentina em sua reivindicação e ressuscita, com o Brasil à frente, uma iniciativa para controlar o Atlântico Sul.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação