Mundo

Damasco aceita prazo de 10 de abril para aplicar plano de Kofi Annan

Agência France-Presse
postado em 02/04/2012 13:01
[SAIBAMAIS]Nova York, Nações Unidas - O mediador da ONU e da Liga Árabe para a Síria, Kofi Annan, indicou nesta segunda-feira (2/4) ao Conselho de Segurança da ONU que Damasco havia aceitado a data limite de 10 de abril para começar a aplicar seu plano de paz, segundo diplomatas. A interrupção completa da violência ocorrerá nas 48 horas seguintes a esta data limite. Antes de 10 abril, o regime sírio deverá retirar suas armas pesadas das cidades e iniciar uma retirada de suas tropas.

Ainda segundo diplomatas, Annan pediu ao Conselho o seu apoio a esta primeira etapa da aplicação de seu plano. Annan também pediu ao Conselho que estude as condições do mobilização de uma missão de observadores para monitorar a situação na Síria com um "mandato amplo e flexível".

O regime sírio aceitou oficialmente o plano de monitoramento de seis pontos colocado sobre a mesa por Kofi Annan, mas manteve a repressão ao movimento opositor, que deixou mais de 9.000 mortos em um ano, segundo a ONU. Pelo menos 18 pessoas, incluindo 10 civis, morreram em episódios nesta segunda-feira na Síria, onde o Exército intensificou suas operações contra vários redutos da contestação, segundo o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH). O chefe do Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH), Rami Abdel Rahmane, acusou o Exército de recorrer à "tática das casas queimadas".

O plano de Annan defende o fim da violência por todas as partes sob a supervisão da ONU, o fornecimento de ajuda humanitária às regiões afetadas pelos combates e a libertação das pessoas detidas arbitrariamente. Kofi Annan se reuniu em Genebra por videoconferência com os embaixadores dos 15 países membros do Conselho reunidos a portas fechadas em Nova York para prestar contas de sua missão. Esta reunião, a segunda de Annan no Conselho desde o início de sua missão, ocorreu principalmente depois de um encontro em Istambul neste final de semana do grupo dos "Amigos do Povo Sírio".

Estes haviam pedido o estabelecimento de uma "data limite" para a aplicação do plano Annan, mas o chefe da diplomacia russa, Serguei Lavrov, manifestou a sua oposição a qualquer "prazo" ou "ultimato". A Rússia, fiel aliada do regime sírio, já impôs o seu veto a dois projetos de resoluções do Conselho sobre a Síria.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação