Mundo

Dezessete mil voluntários se inscrevem para a Jornada da Juventude Católica

Agência France-Presse
postado em 02/04/2012 16:19

Cidade do Vaticano - Cerca de 17 mil voluntários já se inscreveram para ajudar na Jornada Mundial da Juventude Católica (JMJ) que será celebrada em julho de 2013 no Rio de Janeiro e presidida pelo Papa Bento XVI,informaram os organizadores nesta segunda-feira (2/4).


Aproximadamente 300 líderes juvenis de 99 países assistiram de quinta-feira (29/3) a sábado (31/3), numa localidade na periferia de Roma, o primeiro encontro preparatório da JMJ, segundo o arcebispo brasileiro, monsenhor Orani João Tempesta, durante uma coletiva de imprensa no Vaticano.


A JMJ acontecerá de 23 a 28 de julho de 2013. Trata-se do primeiro encontro juvenil em português e também marcará a volta da JMJ à América Latina depois da que foi realizada em 1987 em Buenos Aires, durante o pontificado de João Paulo II.


O presidente da comissão episcopal do Brasil, monsenhor Eduardo Pinheiro da Silva, ilustrou alguns detalhes da organização e coordenação do evento que envolve 460 bispos brasileiros.Segundo o religioso, cerca de 2 milhões de jovens se reunirão em várias cidades do Brasil para receber a cruz proveniente da JMJ de Madri-2011.


A cruz já passou por 130 dioceses das 170 existentes e deverá continuar com sua emblemática peregrinação por hospitais, prisões, universidades e escolas, entre outros.


A rede social da JMJ no Facebook e Twitter já conta com 600 mil seguidores e a inscrição dos grupos de peregrinos estará aberta a partir do mês de julho de 2012.O arcebispo anfitrião contou que, em sua catedral, a cada segunda sexta-feira do mês é feita uma vigília de oração das 22h00 às 06h00 e não descarta que seja organizada uma via crúcis nas favelas do Rio.


Para terminar, o arcebispo do Rio admitiu que, nos últimos anos, o nível econômico do Brasil cresceu e que as diferenças sociais diminuíram."A JMJ será uma oportunidade para oferecer também as novas gerações um crescimento nos valores cristãos de solidariedade, justiça, esperança e coragem", comentou.


O cardeal Stanislaw Rylko, presidente do Pontifício Conselho para Laicos, não descartou que a JMJ seguinte seja realizada na África, apesar das dificuldades logísticas que isso implica, explicou. As próximas jornadas terão lugar um ano antes do previsto para evitar que coincidam com o Mundial de Futebol do Brasil em 2014.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação