Agência France-Presse
postado em 02/04/2012 22:26
Quito - O presidente do Equador, Rafael Correa, anunciou nesta segunda-feira (2/4) que não participará da Cúpula das Américas que será realizada na cidade colombiana de Cartagena em 14 e 15 de abril, segundo uma carta enviada a seu colega colombiano, Juan Manuel Santos."Depois de refletir muito, decidi que enquanto for presidente da República do Equador não voltarei a participar de nenhuma Cúpula das Américas até que sejam tomadas as decisões exigidas por nossa grande pátria", disse o presidente em sua carta.
O presidente negou o convite de Santos em rejeição à exclusão de Cuba desse fórum, o que havia apontado como um motivo para não comparecer ao encontro a seus parceiros da Alternativa Bolivariana para os Povos de Nossa América (Alba) em fevereiro passado.
Diferentemente dele, os governantes desses países da Alba confirmaram sua participação no evento.
"É inaceitável que nessas cúpulas não discutam temas tão fundamentais como o desumano bloqueio a Cuba, assim como a aberrante colonização das ilhas Malvinas (exigidas pela Argentina), que mereceram a rejeição quase unânime das nações do mundo", escreveu Correa.
O presidente esclareceu que sua postura não pretence "causar o mínimo problema" ao governo de Santos nem "à nossa querida Colômbia".
"Trata-se, como dizia (o Libertador Simón) Bolívar, de sentir verdadeiramente que a pátria é a América, e em algum momento começar a denunciar e enfrentar com força estas, repito, situações intoleráveis e até aberrantes", disse.
A Cúpula das Américas convoca os governantes de 34 países do continente, e é o único evento regional a reunir os latino-americanos com o presidente dos Estados Unidos.