Mundo

Principal suspeito de ataque a universidade na Califórnia é preso

postado em 03/04/2012 08:02
O principal suspeito do ataque dessa segunda-feira (2/3) à Oikos University, na Califórnia, nos Estados Unidos, foi identificado por policiais norte-americanos. É One Gogh, 43 anos, ex-aluno da instituição, de origem sul-coreana. Ele foi capturado por policiais na cidade vizinha de Alameda, a cerca de 8 km da Universidade. No ataque, sete pessoas morreram e três ficaram feridas. O crime ocorreu no fim da manhã de ontem. Os investigadores apuram as motivações do crime. De acordo com alunos, o atirador disparou várias vezes em direção aos estudantes de origem asiática. No local onde estavam os estudantes, havia cerca de 35 pessoas. Ainda não se sabe a motivação do crime.

[SAIBAMAIS]O tiroteio ocorreu em uma sala de aula da universidade, na qual há aulas de religião, música, enfermagem e medicina tradicional chinesa. Cinco pessoas morreram na hora do ataque e mais duas não resistiram, depois de levadas ao hospital. O chefe de polícia de Oakland, Howard Jordan, disse que Gogh entrou em uma sala de aula de manhã e abriu fogo. Após o crime, por volta das 10h30 local (14h30 no horário de Brasília), o atirador fugiu pegou o veículo de uma das vítimas e fugiu para a cidade vizinha Alameda, a cerca de 8km da universidade, onde foi detido pelos policiais.

Lisa Resler, que saía com a filha do supermercado, viu um homem asiático forte, de cerca de 40 anos, ser agarrado por guardas do estabelecimento. Angie Johnson, de 52 anos, declarou ao jornal San Francisco Chronicle que tinha visto uma jovem deixar o prédio chorando, com sangue em seus braços, e gritando: "Levei um tiro". Segundo a vítima, o atirador fazia com ela um curso na Escola de Enfermagem. Ele teria se levantado no meio da aula e atirado à queima roupa em uma pessoa, antes de disparar contra toda a sala. "Ela disse que ele sempre pareceu ser louco", declarou Johnson, citando a vítima. Mas ela não sabia "até onde ele poderia ir".

Em seu site, a Universidade de Oikos indica que tem "como objetivo oferecer programas educacionais nas áreas de estudos religiosos, de música e de saúde". A instituição destaca no site que se esforça para "fornecer os mais altos padrões educacionais, com inspiração e valores cristãos".

Com informações da Agência Brasil e da France Presse

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação