Mundo

Partido de Suu Kyi ganha a maioria dos assentos que disputou em Mianmar

Agência France-Presse
postado em 03/04/2012 11:21
[SAIBAMAIS]Yangun - O partido da líder opositora Aung San Suu Kyi, a Liga Nacional pela Democracia (LND), conquistou 43 dos 44 assentos aos quais aspirava nas eleições legislativas parciais de domingo em Mianmar, segundo resultados oficiais divulgados nesta terça-feira (3/4) pela rede de televisão estatal. Nestas eleições legislativas parciais, que tiveram um valor histórico e nas quais Suu Kyi foi eleita deputada pela primeira vez, 45 assentos estavam em disputa. O partido no poder venceu no único distrito no qual a LND não apresentava um candidato.

A LND, que conquistou uma vitória esmagadora, embora jamais reconhecida, pela junta nas eleições de 1990, se converte assim na segunda força do Parlamento, no lugar do Partido Nacional Democrático Shan (SNDP). O SNDP, também conhecido sob o nome de "Tigre Branco", é o único que conseguiu vencer a LND no domingo, ao conquistar um assento no Estado Shan.

O Partido da Solidariedade e do Desenvolvimento da União (USDP), criado pela antiga junta antes das controversas eleições de novembro de 2010, consegue seu único assento no único distrito no qual o partido de Suu Kyi não se apresentou. Apesar de tudo, o poder não tem muito a temer no momento. O USDP havia reivindicado cerca de 80% dos assentos nas controversas eleições de 2010. E um quarto dos parlamentares são, de acordo com a Constituição, militares designados à margem do processo eleitoral.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação