Mundo

Telex de rendição argentina na Guerra das Malvinas é vendido por U$ 12 mil

postado em 03/04/2012 16:07
Uma cópia do telex original com o qual o general de divisão britânico Jeremy Moore informou ao governo sobre a rendição argentina na Guerra das Malvinas de 1982 foi vendido nesta terça-feira (3/4) por 7.500 libras (12.000 dólares) em um leilão em Londres, anunciou a casa Bonhams.

O documento, cujo preço era estimado em até 3 mil libras (4.800 dólares), foi adquirido por um americano no dia seguinte ao aniversário de 30 anos do início desta curta, mas sangrenta guerra.

O comandante das forças terrestres britânicas enviou o telex anunciando que as ilhas Falklands, como são chamadas pelos ingleses, estavam novamente sob o comando do governo britânico, à agência de inteligência encarregada das comunicações (GCHQ), pouco depois de receber a rendição do comandante das tropas argentinas, Mario Menéndez.

"Em Puerto Stanley, às 9h00 da noite das Ilhas Falkland, deste 14 de junho de 1982, o general de brigada Menendes (sic) se rendeu e me entregou todas as forças armadas argentinas em Falkland Leste e Oeste", as duas ilhas principais, chamadas em espanhol de Soledad e Gran Malvina, diz o texto.

"Os preparativos estão em curso a fim de reunir os homens para um retorno à Argentina, recolher suas armas e equipamentos e marcar e assegurar suas munições", acrescenta.

"As ilhas Falkland estão uma vez mais sob o governo desejado por seus habitantes. Deus salve a rainha", conclui o telex assinado por JJ Moore.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação