Mundo

Governo indiano se torna o sexto país a operar um submarino nuclear

postado em 04/04/2012 08:24
As autoridades da Índia colocaram nesta quarta-feira (4/4) em funcionamento um submarino nuclear, INS Chakra, que pesa pouco mais de 8,1 mil toneladas. A Índia passa a ser o sexto país no mundo a utilizar esse tipo de equipamento. Os demais países que têm submarinos nucleares são a China, Rússia, os Estados Unidos, o Reino Unido e a França A administração do equipamento é da Marinha indiana.

O submarino é de fabricação russa e, segundo as autoridades, não portará armas nucleares. A Índia chegou a operar um submarino construído pelos soviéticos, mas o projeto foi abandonado em 1991. O primeiro submarino nuclear produzido pelos próprios indianos deve entrar em operação no próximo ano. O ministro da Defesa da Índia, AK Antony, disse em cerimônia em Vishakhapatnam, na Costa Leste do país, que a aquisição do submarino nuclear dará ;grande impulso à Marinha".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação